Olá Fábio, On Tuesday 13 April 2010 23:15:16 Fábio de Sousa wrote:
Com o anuncio do ciclo de lançamento para cada 8 meses, queria saber a opinião dos colegas que também usam o openSUSE para seus servidores... Minhas dúvidas são as seguintes: 1 - Com o ciclo a cada 8 meses, o tempo de teste é menor, consequentemente alguns erros ficaram sem ser corrigidos, com isso a estabilidade do sistema não fica comprometida?
Erros existem sempre, em qualquer sistema. Caso hajam erros críticos, simplesmente adiam o lançamento da nova versão. Erros menos críticos serão corrigidos e disponibilizados no repositório oficial de actualizações.
2 - O tempo que uma versão é suportada também diminui, o que nós faz pensar se vale a pena.. manter servidores openSUSE sem correções de segurança
O timecyle actual é de 18 meses. Durante esse tempo estarão disponíveis diversas actualizações. Após esse período, deixará de haver oficialmente. Embora estejamos a falar de servidores, um upgrade a cada 18 meses (diria até 24 meses) é aceitável. Caso não seja, recomendo a utilização do SUSE Linux Enterprise Server (SLES) que já conta com 7 anos de suporte por um preço bastante irrisório face ás vantagens que oferece.
3 - Não seria interessante temos uma versão LTS? Não digo 5 anos, mas uns 3 anos, já ajudaria bastante os profissionais que usam o openSUSE para servidores..
O openSUSE é um projecto totalmente opensource e, para além do que muitos dizem, é community-driven. Caso hajam interessados e com capacidades para tal, que se cheguem à frente e participem. Senão, mais uma vez recomendo a utilização do SLES que é 99% openSUSE. -- Regards, Carlos Gonçalves -- To unsubscribe, e-mail: opensuse-pt+unsubscribe@opensuse.org For additional commands, e-mail: opensuse-pt+help@opensuse.org