Che, tenho de discordar de você nesse ponto de evolução, partindo para o uso nas redes sociais. Quando colocamos dentro desses ambientes (fb, wa, g+, telegram), perdemos o básico que é a fácil consulta. Algumas pessoas não são adeptas a redes sociais e outras nem podem utilizar na hora do trabalho (leia aqui "na hora que o bicho pega e o peão precisa!"). O uso de emails e fóruns facilita o registro e pesquisa, consolidando o conhecimento e servindo de auxílio no futuro (eu falei essas mesmas coisas ontem na lista de shellscript :) ) Acredito que sim, podemos ter como uma alternativa, mas, se possível, manter dentro do fórum ou email. Participo de alguns grupos técnicos no telegram e fico triste em ver tanta informação importante se perdendo. Abraços Raul Libório http://rauhmaru.blogspot.com/ openSUSE Member | Linux User #4444581 2016-08-18 10:07 GMT-03:00 Luiz Fernando Ranghetti <elchevive68@gmail.com>:
Olá,
Exato, a primeira tentativa de se criar um subfórum no oficial falhou porque o susebr era o consolidado na época. Desde o final do ano passado quem fala português não tem onde tirar suas dúvidas.
Abrindo um mega parêntesis, nos anos que participei do susebr notei que no começo as dúvidas eram sempre simples, tipo, como faço pra ver/ouvir multimídia em geral, como instalo o driver da placa de vídeo, como deixo o openSUSE em português. Já nos tempos finais não havia esse tipo de questionamento e sim coisas mais cabeludas, tipo configuração de serviço X, servidor, etc.
Voltando ao assunto, qual a vantagem de criar um fórum do zero fora do openSUSE se o openSUSE já oferece toda a infraestrutura pronto, apenas não querem tirar 5min do tempo pra configurar um subfórum.
Há ainda a variável "evolução" digamos assim. Hoje em dia existem as pessoas buscam outras formas para encontrar suas respostas, seja ela no facebook, g+, whattsapp, telegram. Talvez seja melhor focar nisso.
abraços,
Luiz
Em 18 de agosto de 2016 03:09, Raul Libório <rauhmaru@opensuse.org> escreveu:
Aslan, e isso vai causar o mesmo problema que havia antes: Dois ambientes.
A partir do momento que se criar um fórum local, os usuários não vão querer ir para outro no futuro. É simples: Ora, se já existe um com movimento, porque ir para um ambiente novo? Realmente não faz o mínimo sentido. Se o board não ajudar agora no passo inicial, acredito que no futuro será inútil.
O que vejo de mais realista é que, se o fórum local se concretizar e for utilizado pela comunidade openSUSE PT-*, o máximo que o forums.opensuse.org pode fazer é apontar um link para o fórum local.
Aqui me surge outra dúvida: Qual o seu escopo? Apenas Brasil ou idioma português? SUGIRO fortemente (e te peço pelo amor de Deus) que seja aberto ao idioma português, sem regionalizar para o Brasil. Isso também já gerou loongas threads :)
Temos vários membros nessa lista que participaram dessas discussões (foram em 2013? ElCheVive, Carlos Ribeiro, Nelson Marques me ajudem! :) ) e, se vamos recomeçar, vamos fazer direito e da maneira mais inclusiva possível.
Abraços,
Raul Libório
http://rauhmaru.blogspot.com/ openSUSE Member | Linux User #4444581
2016-08-18 0:16 GMT-03:00 Aslan Ramos <Aslan.Ramos@suse.com>:
Pessoal,
Nosso amigo Marcelo Atie aqui do grupo recentemente solicitou a criação de sub fórum no fórum oficial. (https://forums.opensuse.org/) e ficou sem respostas, como um pedido fui ao board para entender o que aconteceu.
Esta solicitação foi feita por outras comunidades no mundo e como podemos ver lá temos em alemão, chines e outras. A falta de contribuição e movimentação nestes fóruns por lingua, fez eles preferirem não permitirem por enquanto, nossa comunidade precisa movimentar e gerar contribuições e no futuro posso ter números para justificar, onde não vamos ter um novo sub fórum abandonado.
Estou buscando apoio para criarmos novamente um fórum nosso “tupiniquim", entendo que isso gera um custo e ainda não definimos de onde será o budget. Se alguém tiver contato de faculdade que possa ceder recursos. por favor me envie o contato direto. <aslan@suse.com>
A comunidade hoje possui vários meios de comunicação, fiquem à vontade de sugerir novos meios de comunicação.
O que estamos mais utilizando. https://telegram.me/opensusebr
[]’s Aslan
-- To unsubscribe, e-mail: opensuse-pt+unsubscribe@opensuse.org To contact the owner, e-mail: opensuse-pt+owner@opensuse.org
-- To unsubscribe, e-mail: opensuse-pt+unsubscribe@opensuse.org To contact the owner, e-mail: opensuse-pt+owner@opensuse.org